Como É O Atendimento Da Clínica Médica Popular Assis?

· 3 min read
Como É O Atendimento Da Clínica Médica Popular Assis?

Ou seja, o clínico médico é especialista em identificar sintomas, solicitar e analisar o resultado  de exames, prescrever medicamentos e fazer encaminhamentos para especialistas. Além disso, ele também pode tratar doenças que não necessitem de tratamento cirúrgico. Além disso, o médico clínico pode liderar uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, bem como ter humanização em cada atendimento. Ou seja, realizar consultas com cuidado, para promover o melhor para a saúde do paciente, e até mesmo oferecer um bom tratamento. A Salève conta com 25 médicos que prestam atendimento em 20 especialidades. Todos os profissionais se valem de uma retaguarda privilegiada que lhes assegura condições de oferecerem absoluta atenção ao paciente de forma especializada no período da consulta.

  • Este princípio traz o foco para os valores, expectativas e preferências do paciente, incluindo também o seu ambiente de cuidados, sua família, amigos, entre outras fontes de suporte ou apoio.
  • Como visto, isso se evidencia, principalmente, pela valorização da relação médico-paciente, o respeito pelo sujeito, tanto do ponto de vista biológico, psicológico e social, como de sua autonomia e nas ações curativas, preventivas e de reabilitação.
  • O mobiliário, por sua vez, é clássico e se mescla com o ambiente tecnológico, o que acrescenta um toque de sofisticação e modernidade ao espaço.
  • Na área da saúde, é mais comum o uso de paciente, especialmente no momento de atendimento.
  • Como dissemos, o clínico geral tem acesso ao histórico médico de seus pacientes.


O primeiro sentido atribuído a uma boa relação médico-paciente pelos egressos é o de estabelecimento de vínculos. A exemplo disso, Alice, uma egressa, diz que é importante "estabelecer um vínculo  com o paciente, porque o médico pode ter 100% de prática e de teoria, mas se não houver vínculo, ele não vai ter a adesão do paciente ao tratamento". Ainda em relação a isso, Cristiano, outro egresso, considera que uma boa relação com o paciente "abre uma possibilidade de melhorar o vínculo, facilitando as orientações quanto à modificação de estilo de vida, primeiro passo na terapêutica de doenças crônicas". A situação simulada referiu-se a um caso clínico fictício de uma usuária de um serviço público de saúde. Na situação proposta, esse deveria informar à paciente, que retornava à consulta, o diagnóstico de tuberculose pulmonar bacilífera.


Conceito Clinica Medica S/s Ltda (conceito)



A clínica oferece assessoria financeira  e administrativa aos seus médicos. Todos os profissionais que nela prestam serviço se preocupam, exclusivamente, com o atendimento aos pacientes. A Clínica Médica se relaciona com as demais especialidades no compartilhamento das doenças clínicas e também com o cirurgião geral, tanto no preparo do paciente para a cirurgia (incluindo o risco cirúrgico), como no acompanhamento de complicações clínicas pós-operatórias. Isso é tão importante que duas universidades federais no Rio de Janeiro, a UFF e a UFRJ, possuem serviços vinculados à Clínica Médica cujo objetivo é o acompanhamento pré e pós-operatório. É importante frisar que a Clínica Médica, como especialidade, engloba a atenção primária/atenção básica, concentrada no nível ambulatorial, mas também a medicina interna, responsável pela visita dos pacientes internados.

O Que O Profissional De Clínica Médica Faz?



O Clínico Geral atua em diferentes casos,  tendo a atenção básica como sua aliada. Dos casos mais complexos aos mais simples, desde que não requeiram cirurgia, obstetrícia e ginecologia. Normalmente, é do Clínico Geral que o paciente recebe o diagnóstico e inicia o tratamento.



Já na terceira idade, a visita ao médico clínico deve ser mais constante, justamente, pela idade do paciente. Os profissionais afirmam que as consultas para crianças até um ano de idade devem ser realizadas mensalmente. Já a partir do segundo  rinoplastia perfeita  de vida, a visita pode ser feita a cada três meses e, dos dois aos seis anos, a consulta deve acontecer semestralmente. É bacana criar um relacionamento com o clínico geral, pois ele permite um diagnóstico em profundidade.