Qual A Diferença Entre Um Clínico Geral E Um Médico Da Família?

· 2 min read
Qual A Diferença Entre Um Clínico Geral E Um Médico Da Família?

O foco da especialidade está no tratamento não cirúrgico de adultos, desde o final da adolescência até o fim da vida. Vânia, as bases da clínica médica são a análise da história clínica do paciente e o exame físico minucioso. Porém, é necessário que esse médico internista solicite alguns exames preventivos, até mesmo para que ele consiga fazer um diagnóstico  correto da saúde do paciente. Essa área é considerada uma das mais importantes da medicina, pois compreende várias questões de saúde e engloba conteúdo das diversas especialidades clínicas, bem como as mais básicas. Depois, para obter os conhecimento específicos da sua rotina de trabalho, assim como em outras especialidades médicas, ele deve fazer a residência em Clínica Médica (também chamada Medicina Interna). Quando aparecem os sintomas de que algo não vai bem com a saúde, tem aqueles que pesquisam na internet e buscam medicar-se por conta própria.


  • O atendimento à saúde está relacionado a diferentes ferramentas tecnológicas para melhorar seu funcionamento.
  • Não é incomum encontrar auxiliares de médicos que acabam ocupando esse importante papel, além das suas funções clínicas.
  • Ou, então, acompanhar os especialistas durante consultas e exames e prestar assistência a eles, seja para preparar o consultório ou fazer solicitações médicas.
  • Também pode ser especialista em subáreas, como Medicina do Adolescente, Cardiologia Pediátrica, Neonatologia, entre outros.


Essa especialidade abrange o tórax, abdome e pelve para análise dos órgãos e sistemas, além das angiografias por TC ou RM. Na área médica uma das primeiras perguntas realizadas aos profissionais refere-se ao foco de atuação dele, no entanto, também é possível formar-se em uma especialidade generalista. Formar clínicos gerais implica numa ampla reforma; não basta legislar a respeito, mudar o currículo, ou simplesmente burilar uma nova definição desse profissional. Seu pré-requisito mandatório é a formação dos professores de clínica geral.

Recepcionista De Clínica Médica: Como Contratar?




Dessa forma, caso seja encaminhado a um especialista, este terá um caminho mais preciso para realizar o tratamento. De acordo com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica , o clínico geral pode diagnosticar e tratar cerca de 80% dos problemas de saúde do indivíduo. Por estas razões, a clínica geral é considerada a mãe de todas as especialidades clínicas. Dentre as especialidades médicas, o clínico geral se destaca por transitar no meio de todas elas.

Como É O Mercado De Trabalho Da Clínica Médica?


A atenção dedicada durante os atendimentos médicos é uma das chaves para o sucesso na profissão, definindo bons e maus médicos. Isso significa que é importante que o médico cuide da própria saúde para poder dar conselhos e recomendar tratamentos aos seus pacientes.  https://godotengine.org/qa/user/hawkclose76  ditado “faça o que eu digo, mas não o que eu faço” não pode ter vez aqui.

Acompanha o paciente durante sua estadia no pronto-socorro, observa como ele reage ao tratamento e é responsável pela liberação (ou “alta”) quando não há mais situação de risco. A rotina em um pronto-socorro é agitada e exige do médico um atendimento ágil. É ele quem avalia o estado de saúde,  realiza exames e decide se o paciente deve ser internado, encaminhado para um especialista, transferido de unidade ou mesmo de hospital.